DOE AGORA

Nossa história

Por Christine Huber: A Organização da Missão “PAZ Internacional” começou oficialmente em dezembro de 1976, quando Lucas (26) e eu (Christine, 25) e nossas duas meninas (Sarah, 2 e Esther, 1) chegamos a Santarém, Pará, nas margens do rio Amazonas.

Fui criada na Reserva Indígena Apache, no Arizona, por pais missionários incríveis! Em 1973 fiquei muito empolgada com o privilégio de me casar com um marido missionário aventureiro, Lucas Huber. Depois de nos formarmos no BIOLA College, em Los Angeles, fomos para a Amazônia!

No Brasil ficamos em Goiânia, onde ajudamos os pais de Lucas na plantação de igrejas. MELVIN e CATHERINE HUBER eram missionárias no Brasil com seus cinco filhos por mais de 25 anos e haviam plantado cerca de vinte igrejas durante esse período. Após muito treinamento deles e muitas experiências juntos, partimos com total apoio, orações e encorajamento. Ficamos muito agradecidos por líderes e discipuladores tão sábios, amorosos e experientes, que oravam consistentemente por nós, regularmente nos contatavam e sempre nos apoiavam.Viajamos cinco dias de aventura pela recém-inaugurada “TransAmazon Highway” em nosso novo Mercedes “PAZ Truck”. (O chassi foi pago por Melvin e Catherine e o corpo foi projetado e construído à mão por Lucas, para durar 20 a 30 anos.) Graças à presença constante de Deus, milagrosamente sobrevivemos após um grave acidente com risco de vida ao longo do caminho. . Alguns jovens brasileiros também vieram em 1976 de Goiânia para ajudar. Todos partiram logo, exceto Nilton Cordeiro, 18 anos. (Ele e sua família permanecem até hoje como missionários da PAZ, supervisionando as equipes de plantação de igrejas nas muitas aldeias do Rio Amazonas). Nossa missão foi denominada “Projeto AmaZon” (abreviação “PAZ”, que significa “paz” em português).

Ao pesquisar todas as informações, meu marido, Lucas, descobriu que a imensa Bacia Amazônica (cerca de 2.300.000 quilômetros quadrados de rios e selvas) era uma das maiores áreas não alcançadas do mundo, com dezenas de milhares de aldeias isoladas, e milhões de pessoas muito pobres que não tinham ninguém para lhes contar as boas novas da salvação por meio de Jesus Cristo. A maioria das aldeias não tinha escolas nem ajuda médica.

A mortalidade infantil era alta, devido à água impura e dietas não saudáveis. Não havia estradas para chegar a essas aldeias e, é claro, elas não tinham televisão ou internet na época. Os poucos que tinham barcos pequenos às vezes não tinham combustível. De barco, pode demorar vários dias, viajando pelo vasto rio Amazonas (ou um dos seus grandes afluentes), passando por tempestades muito repentinas e perigosas e águas agitadas, para chegar à cidade mais próxima. A visão de plantar uma igreja em cada vila parecia uma justificativa.

E, sabendo que era a visão e o coração de Deus alcançar essas pessoas preciosas, nosso primeiro objetivo era discipular e treinar líderes brasileiros. Também precisávamos construir barcos robustos para poder enviar essas centenas de missionários nacionais para cada aldeia. Lucas disse repetidamente: “Tente grandes coisas para um grande Deus”. Estabelecemos nossa sede na PAZ no porão dos primos Huber Marvin e Gail Hodel em Peoria, Illinois. (Gail se tornou nosso representante voluntário da PAZ por mais de 35 anos.) Com a ajuda financeira chegando gradualmente de alguns apoiadores nos EUA, especialmente de nossa família amorosa (Hubers e Von Tobels) e de muitas de nossas igrejas cristãs apostólicas, Deus nos deu amigos que acreditavam na visão que muitas outras pessoas consideravam louca. … Lucas anunciou nosso objetivo: plantar 100.000 igrejas, primeiro na Amazônia, depois em todo o Brasil e depois no mundo. Com esse apoio de oração e alguns fundos, iniciamos algumas pequenas igrejas da PAZ em Santarém.

Através de visitas de casa em casa e esforços evangelísticos em muitos bairros de Santarém, começamos a ter novos convertidos que precisavam de muito discipulado. Construímos edifícios simples da igreja. Começamos retiros e acampamentos para dar treinamento bíblico para desenvolver futuros missionários nacionais. Compramos velhos barcos de madeira para nós e missionários brasileiros chegarmos às aldeias fluviais mais próximas de Santarém.

Em 1980, Deus havia nos ajudado a levantar alguns líderes brasileiros e a plantar pequenas igrejas em diferentes bairros de Santarém e igrejas em aldeias ribeirinhas próximas. A primeira igreja da PAZ (agora é chamada PAZ Church) foi na Mendonça Furtado dentro da nossa sala, perto da Igreja Central da Assembléia de Deus.

Começamos 7 igrejas pequenas em vários bairros: uma na Borges Leal, no bairro Aparecida, e nos bairros da Liberdade, Santana, Matinha, e Interventoria, e duas igrejas nos ribeirinhos, Puraque e a Ilha de Bom Vento. Em setembro de 1980, fomos impiedosamente atacados pela polícia federal de Santarém. (É claro que houve muitos outros ataques constantes do diabo o tempo todo, mas isso pareceu um “ataque total”.) Por quê? Lucas comprou uma motocicleta Kawasaki 250 para transportar nossa família.

A transportadora japonesa erroneamente nos deu os documentos errados, e só percebemos alguns anos depois. Ouvimos dizer que aparentemente o principal oficial da polícia federal odiava os americanos. Ele achava que os americanos estavam colonizando secretamente o Brasil e tentando roubar o ouro extraído das inúmeras minas de ouro próximas. Vendo o erro neste documento de motocicleta, ele confiscou a motocicleta e indiciou Lucas por contrabando. Com raiva, ameaçou mandá-lo para a prisão federal por sete anos na capital de Belém (a três dias de barco).

Nosso terceiro bebê Josiah nasceria dois meses depois, em novembro. O caso ainda não tinha sido resolvido após meses e meses de audiências em Belém. Mesmo com a ajuda de nosso advogado criminal, nosso novo amigo Dr. Risonilson, nenhum progresso estava sendo feito. (Dr. Risonilson tornou-se cristão por tudo isso e hoje é pastor da Igreja da PAZ em Santarém, junto com sua esposa, Dra. Heloísa.) Depois de muito estresse, Lucas percebeu que precisávamos de uma equipe.

Não poderíamos fazer esse projeto PAZ sozinhos! Lucas chamou seus pais para virem nos ajudar. Eles estavam planejando se mudar para Portugal para plantar mais igrejas lá. Mas Lucas implorou que eles nos ajudassem por alguns anos primeiro. Sendo os pais incríveis que eram, eles e o irmão de Lucas, Tim, dirigiram sem parar pela mesma estrada empoeirada “TransAmazon”, chegando em Santarém após três dias de viagem. Era abril de 1981.

Para aumentar nossa alegria, nossos pais imediatamente começaram a convidar todos os outros filhos para se juntarem à equipe também! Tim já estava lá e logo Angela chegou. Mais tarde, seu filho mais novo, Abe, chegou depois de se formar na faculdade bíblica da Carolina do Sul, EUA. Um ano depois, em março de 1982, Jeff e Becky e suas filhas, Ruth (3) e Beth (1), se mudaram de Delaware, EUA, para Santarém. Que time! Uma família trabalhando em conjunto com total respeito um pelo outro. Lucas era o diretor da missão, mas todos dependíamos muito dos conselhos e bênçãos de seus pais.

Nossa visão era realmente chegar às aldeias fluviais, então foi uma bênção quando os pais e irmãos de Lucas gradualmente, e excelentemente, assumiram o trabalho de plantação de igrejas em Santarém. Isso liberou nossa família para viajar mais de barco, discipulando e treinando pastores e suas famílias. As Igrejas em Santarém e nas aldeias fluviais começaram a aumentar. Papai e mamãe não eram apenas nossos principais conselheiros, tornaram-se apoiadores financeiros muito generosos da missão PAZ, ajudando a financiar vários projetos (como a loja de barcos, as igrejas, a estação de TV etc.). Em 1984, eles se mudaram para Belém e passaram cerca de 8 anos plantando uma nova base de PAZ na capital. Jeff, um humilde, e talentoso adorador, tornou-se imediatamente dedicado como braço direito de Lucas e contador de missão. Juntamente com Jeff, os dois oraravam por todos os problemas que surgiam, declarando a vitória pela fé para cada desafio. Deus fez muitos milagres! Becky, uma enfermeira formada, tornou-se a líder do ministério social, estabelecendo muitos programas eficazes para ajudar os doentes e os pobres, um programa que abençoou grandemente Santarém e aumentou a aceitação do Evangelho.

Começamos a ganhar a simpatia, aprovação e valorização da cidade. Angie desenvolveu um programa de treinamento para professores de escolas dominicais. Ela também ajudou seus pais em Belém com a nova igreja, e, eventualmente, iniciou uma nova base de PAZ em Parintins. Seus pais mais tarde se juntaram a ela lá. Timóteo reviveu e pastoreou a igreja na área da Liberdade em Santarém, discipulando vários líderes muito fortes. Em 1986, ele foi enviado ao Japão, como nosso primeiro missionário estrangeiro do PAZ. Abe se casou com Andrea e juntos eles pastorearam a igreja do centro em Santarém. Eles desenvolveram o incrível MDA (Método de Discipulado Apostólico, conhecido em todo o Brasil como o “MDA”), usando grupos de células e discipulados individuais para crescer e multiplicar líderes fortes. As igrejas cresceram surpreendentemente, e o MDA (até hoje) se tornou “nosso método” de crescimento de igrejas em todas as igrejas da PAZ, bem como em muitas outras denominações no Brasil. Lucas e eu continuamos supervisionando as igrejas do rio, treinando novos líderes, iniciando dez novas bases da PAZ em grandes cidades da Amazônia. Enquanto isso, Isaías nasceu e nossa família continuou viajando juntos em nosso barco para as igrejas da vila, realizando campos de treinamento e iniciando uma escola bíblica para os líderes das igrejas nos rios. Em 1990, Lucas recebeu um pequeno avião experimental leve como presente. Ele aprendeu a voar e conseguiu sua licença de piloto. Ainda usamos muito o barco para visitar as aldeias, mas com o avião ultraleve, Lucas conseguia fazer viagens rápidas.

Após quatro anos de vôo, de repente, em 4 de agosto de 1994, Lucas caiu e morreu, enviando ondas de choque por toda a nossa família e por toda a missão. Ele fez uma rápida visita ao campo de treinamento de líderes, liderado por um casal de pastores de Santarém, a cerca de uma hora de avião. Logo depois de decolar, a caminho de casa, colidiu com um lago do rio Amazonas. Ele tinha 44 anos. Nossos quatro filhos eram na maioria adolescentes: Isaías, 10; Josias, 13; Ester, 18; Sarah, 19 anos. Foi incrivelmente difícil, mas Deus milagrosamente nos ajudou a superar o pior do pior. Naquela época, havia 250 igrejas oficiais da PAZ ao redor da Bacia Amazônica, bem como cem ou mais reuniões domésticas menores. Havia 70 barcos de aço construídos em nossa loja de barcos, sendo usados pelos missionários nacionais. Usando uma das expressões de Lucas, “O que para o diabo significava o mal, saiu pela culatra. ” Quanto vimos Deus usar a morte de Lucas para causar uma explosão milagrosa no crescimento da igreja, uma explosão que continua até hoje. O verso favorito de Lucas que eu gravei em sua lápide em Santarém é Efésios 3:20: “Ora, aquele que é poderoso para fazer muito abundantemente acima de tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o poder que opera em nós. ” Papai e mamãe pensaram que Jeff deveria ser o novo diretor da PAZ, e Becky e eu deveríamos ser assistentes de diretor. Abe e Andréa se tornaram os principais líderes visionários da Igreja PAZ. E, como sempre, uma família trabalhando em conjunto continuou funcionando incrivelmente bem, cada uma apoiando a outra, mesmo com tanta dor. Após três anos de oração, Tim foi incentivado por papai, mamãe e nossa filha “Cupida” Sarah, a me surpreender totalmente. Em 1997, ele me propôs casamento, por telefone do Japão! Que choque! Mas me senti totalmente feliz! Deus é o melhor em planejar surpresas! Tenho o privilégio de ser esposa de outro missionário dedicado e continuar a fazer parte dessa família incrível, que todos servem uns aos outros com tanta humildade, que poucas famílias o fazem. É claro que o Japão é completamente oposto à Amazônia, em língua e cultura, mas os japoneses também têm necessidades desesperadas, sofrendo tanta depressão e suicídios generalizados. Deus nos enviou aqui, e continua fazendo milagres verdadeiramente surpreendentes!

Nossos dois meninos (de 14 e 17 anos) passaram por tempos difíceis no Japão, mas Deus miraculosamente usou toda a nossa dor para tornar todos os nossos filhos ainda mais poderosos para Deus. Deus continua a fazer muito acima de todos os nossos sonhos, quando continuamos agradecendo a Ele em todas as situações. Eles trabalham em estreita colaboração com Abe e Andrea, que Deus usou tremendamente para desenvolver ainda mais o método de discipulado da ADM.

Isso fez com que nossas igrejas da PAZ se multiplicassem rapidamente com líderes fortes, influenciando também muitas igrejas de outras denominações, no Brasil, América do Sul, Japão e Europa. Abe e Andrea iniciaram duas novas bases, uma em Fortaleza e agora em São Paulo. Jeff e Becky também lideram nossa equipe de liderança nacional da Igreja da PAZ (casais pastorais muito experientes, sábios e bem-sucedidos), que assumiram muitas das responsabilidades da supervisão das agora próximas às 452 igrejas da PAZ. Desde então, papai e mamãe foram ao Senhor, aos 88 e 84 anos, mas ambos O serviram até o fim de suas vidas, sem se considerarem aposentados e nem se aposentar, na Bacia Amazônica. Que pais incríveis para criar uma família com total paixão pelo Reino de Deus em todo o mundo. O mais surpreendente é que todos os onze netos mais velhos e seus cônjuges estão todos no ministério de tempo integral em três países diferentes. Alguns dos mais jovens ainda estão se preparando para o serviço de tempo integral. Agora, todos os 23 bisnetos também estão crescendo e se dedicando totalmente a servir a Deus.

Que legado! Desde nossa chegada a Santarém em 1976, nossa visão original de plantação de igrejas continua: Primeiro na Amazônia (que continua sendo nosso foco principal), depois em todas as capitais do Brasil e depois até os confins da terra. Deus nos honrou imensamente ao criar casais pastorais nacionais, extremamente dedicados (“de zeros a heróis”) junto com seus filhos e até netos, abrindo novas igrejas e bases em todo o Brasil. Alguns começaram igrejas na Venezuela, Paraguai, Portugal e Itália, e aqui no Japão.

Com a ajuda de nosso conselho da PAZ nos Estados Unidos, o nome da missão foi alterado recentemente para “PAZ International” e representa uma descrição mais precisa de nossos ministérios e objetivos atuais. Como Deus iniciou um movimento de plantação de igrejas em uma pequena cidade desconhecida da Amazônia, uma cidade de 300.000 habitantes, e como Deus está espalhando esse movimento de plantação de igrejas para todas as capitais do Brasil e para vários outros países ao redor do mundo. Uma história que somente Deus poderia pensar e fazer. O mais emocionante é que “este é apenas o começo”. O impulso continua a aumentar a cada ano, através do poder e amor de Deus, através de Seus filhos ao redor do mundo.

Assine nossa Newsletter

Recebido com sucesso
Algo deu errado, tente novamente